Logo
Menu

10 problemas da locação direta

02/12/2020

Investir em imóveis para locação é uma ótima opção para garantir uma renda extra.
Mas é também um processo que exige atenção aos detalhes para garantir um bom negócio e evitar futuras dores de cabeça. Elencamos aqui os 10 principais problemas da locação direta, quando locador e inquilino realizam a negociação sem intermédio de uma imobiliária especializada:

1. Pagamento: Chega o dia acordado para o pagamento do aluguel, mas sem boleto ou cobrança efetiva, podem surgir atrasos e até falta de pagamento por parte do inquilino. Com a administração da locação realizada pela Florença Imobiliária, o locador recebe mensal e pontualmente os valores de aluguel, além de poder acompanhar todas as informações sobre os pagamentos através do painel disponibilizado pela empresa.
2. Danos e avarias: Quando o inquilino causa algum dano no imóvel, é responsabilidade dele arcar com o ocorrido, mas sem uma vistoria que comprove o estado do imóvel, não há como saber se este foi causado pelo morador. A Florença Imobiliária solicita que os imóveis disponibilizados sejam entregues pelo locador em boas condições, para garantir qualidade ao locatário e para que os danos possam ser cobrados no momento da saída do imóvel.
3. Respeito às regras: Sem um contrato elaborado por profissionais, que inclua detalhes como regras do condomínio, o proprietário pode ter dificuldades em garantir que o morador respeite as normas e a boa convivência.
4. Falta de legitimidade: Colocar no papel o que foi acordado na locação direta, com a assinatura de ambas as partes não garante a legitimidade do contrato [link para o artigo Contrato de locação: você sabe como fazer?], pois sem uma assessoria especializada podem haver erros que o invalidam. Com contrato elaborado por profissionais, a locação com a imobiliária se torna segura e tranquila para ambos.
5. Falta de manutenção: Realizar a manutenção adequada dos imóveis alugados garante sua durabilidade e evita problemas futuros maiores, além de implicar na valorização do mesmo. Fica mais difícil para o proprietário cumprir com essas necessidades em seus imóveis realizando a administração por conta. A Florença conta com prestadores de serviços especializados para realizar consertos ou a conservação do imóvel.
6. Disponibilidade do locador: Todas as situações relacionadas à propriedade alugada diretamente precisarão ser resolvidas pelo proprietário com agilidade caso não haja uma empresa responsável por isso, o que exige tempo e disponibilidade do mesmo.
7. Prazos e multas: Sem prever estes itens detalhadamente, o inquilino tem liberdade para descumprir com acordos de permanência ou rompimento de contrato sem maiores problemas.
8. Divulgação: Ao colocar um imóvel para alugar sem ter tempo ou canais para divulgar, podem se passar meses com ele fechado e gerando despesas, mais um problema que pode ser evitado ao confiar a locação a uma especialista.
9. Análise de histórico inquilino e fiadores: Sem a possibilidade de pesquisa em sistemas de proteção, o proprietário não tem segurança sobre o histórico financeiro do inquilino e de fiadores, podendo alugar o imóvel para alguém com dívidas ou incapacidade de endividamento.
10. Cálculos incorretos: Sem assessoria profissional, o proprietário que faz o aluguel direto corre o risco de fazer um cálculo desproporcional do valor do aluguel ou de reajustes.
Com profissionais especialistas no mercado imobiliário envolvidos em cada processo da locação, a Florença Imobiliária evita esses e outros problemas da locação direta e que podem ser prejudiciais tanto para locador como para locatário, garantindo que o aluguel de um imóvel traga benefícios para ambas as partes.

Locador, saiba mais sobre como a Florença administra sua locação [link para o artigo Saiba como a Florença administra sua locação]

Quer alugar um imóvel? Veja quais são as 10 vantagens da locação pela imobiliária [link para o artigo 10 vantagens da locação pela imobiliária]